Do TecWord, São Paulo 22/05/2017

O pronome YouTube vem do inglês you: você e tube, tubo, ou, no caso, uma gíria utilizada para designar a televisão. No caso, You television ficaria algo como Você televisiona, “Você transmite”, “Você na telinha”, “Você na tela”, etc., lembrando que, assim como o português, a língua inglesa permite a criação de verbos com base em substantivos.

O YouTube é um website que autoriza todos os seus usuários a carregar e compartilhar vídeos em formato digital. O sited foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do sistema PayPal, que é um popular site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.

 

logo

YouTube

 

YouTube utiliza os formatos Adobe Flash e HTML5 para disponibilizar o conteúdo. Ele é o site mais popular da categoria (com mais de 50% do mercado no ano de 2006) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). O site de compartilhamento de vídeos, hospeda uma imensa variedade de filmes, videoclipes e vídeos domésticos. O material que se encontra no site YouTube, pode ser disponibilizado em blogs e websites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo website.

Os responsáveis pela rede social estavam interessado em ampliar o mercado de publicidade nos vídeos através de seu serviço Google AdSense, e também em se consolidar como um dos maiores serviços de Internet no mundo inteiro, desta forma, foi anunciada em 9 de Outubro de 2006 a compra do YouTube pelo Google, pela quantia de 1,65 bilhão de dólares em ações. Consequentemente, com a compra do site de compartilhamento de vídeos, fez o Google encarar as atividades do Google Video, uma página de vídeos que permite encontrar qualquer vídeo alojado.

 

vídeos

A Sede do YouTube em San Bruno, Califórnia, Estados Unidos.

 

A revista norte-americana Time (edição de 13 de novembro de 2006) elegeu o grande pesquisador, YouTube, a melhor invenção do ano, isso, e entre outros motivos, “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista”. Em 2010, no aniversário de cinco anos do YouTube, foi publicado que até então o site não havia sido lucrativo para os seus proprietários.

 

Cadastre seu email gratuitamente para receber nossas atualizações:

Delivered by FeedBurner

Se Gostou, Confira Mais Abaixo