Do TecWord, São Paulo 18/08/2017

Nokia é uma empresa multinacional de telecomunicações e tecnologia da Finlândia, ela foi fundada em 1865 e sua sede fica em Keilaniemi, Espoo, cidade vizinha a Helsínquia, capital Finlandesa. No ano de 2007 a empresa era líder no mundo todo no requisito em fabricação de telemóveis, obtinha 40% de todo o mercado de telecomunicações. Em 2014, a Nokia tinha 61,656 empregados ativos, em 120 países, ela operava em mais de 150 e tinha uma receita anual de 12,73 mil milhões de euros. A empresa trata de suas ações na Helsinki Stock Exchange e na New York Stock Exchange, tendo sido considerada a 274.ª maior empresa mundial em 2013, de acordo com as suas receitas, pela Fortune Global 500 e ainda faz ainda parte do índice Euro Stoxx 50.

 

lumia

Nokia

 

A empresa investiu em vários ramos de negócios ao longo dos seus mais de 150 anos de história. Tudo iniciou como uma fábrica de papel, focando-se atualmente em infraestruturas de telecomunicações em larga escala e no desenvolvimento de tecnologia avançada e licenciamento de patentes. A Nokia é um das maiores contribuidoras para o setor de telefonia móvel, ajudando a desenvolver as redes standard de GSM e LTE, e sido também, por um grande período de tempo, a maior fabricante de telemóveis de todo mundo, e de smartphones, nos primeiros tempos do Symbian O.S.. Ela foi ultrapassada pelos seus rivais no ramo de celulares, porém, fechou num acordo com a empresa Microsoft, em 2011, para utilizar exclusivamente a plataforma Windows Phone nos seus telefones móvel inteligentes. As vendas dos celulares e o valor de suas ações em Bolsa despencaram, pelo que a divisão de aparelhos e serviços da empresa começou a apresentar elevados prejuízos para toda a instituição. Por isso, o quadro de diretores da empresa vendeu em 3 de setembro de 2013, a divisão de aparelhos móveis da Nokia por cerca de US$ 7,2 mil milhões de dólares para à Microsoft. 

Depois da Microsoft ter comprado a divisão de aparelhos da Nokia, a instituição americana passou a controla-la a partir do dia 25 de abril de 2014, foi dado o novo nome de Microsoft Mobile Oy. Em outubro de 2014, a Microsoft anunciou que o Nokia Lumia 730/735 e o Nokia Lumia 830 seriam os últimos smartphones fabricados pela empresa que traria o nome Nokia, a empresa ainda finlandesa continuou a ser utilizada nos telemóveis básicos.

 

nokia smartphone

A Nokia anunciou o regresso ao mercado de telemóveis ao abrigo de um acordo de licenciamento de marca e de patentes à HMD Global.

 

Desde a venda da sua divisão de telemóveis, a Nokia começou a focar mais em seu negócio de infraestruturas de telecomunicações, marcado pela venda da divisão HERE, e pela compra da Alcatel-Lucent, por 15,6 mil milhões de euros, com a compra se tornou a maior fornecedora mundial de equipamentos móveis. A companhia desenvolveu o seu negócio de patentes e tecnologia avançada, dando mais atenção para a realidade virtual, com o lançamento da primeira câmara especialmente concebida para o efeito, o OZO, e na aposta em tecnologia da saúde, com a compra da empresa francesa Withings. A Nokia anunciou o regresso ao mercado de telemóveis ao abrigo de um acordo de licenciamento de marca e de patentes à HMD Global. Empresa que foi fundada por antigos funcionários da Nokia, a HMD Global quer fazer renascer a mítica marca de telemóveis, com os novos dispositivos lançados no MWC2017 em fevereiro deste ano.

 

Não deixe de curta nossa Fan Page no Facebook e nos siga no Instagram:

Cadastre seu email gratuitamente para receber nossas atualizações:

Delivered by FeedBurner

Se Gostou, Confira Mais Abaixo