Do TecWord, São Paulo 29/05/2017

O Gmail, que também é conhecido como Google Mail, é um serviço gratuito de webmail criado pela Google em 2004. Por padrão, o Gmail está configurado para usar o HTTPS, um protocolo seguro que fornece comunicações autenticadas e criptografadas. Na atualidade, novos cadastros estão abertos ao público e podem ser feitos diretamente no site. Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2004.

 

google

Gmail

 

Tal serviço de webmail revolucionou os demais já existentes. O Gmail oferecia, em seu início, 1GB de espaço de armazenamento. O Yahoo! Mail e MSN Hotmail, que ofereciam 6MB e 2MB, respectivamente, tiveram de rever a questão de espaço disponível para continuarem tendo condições de concorrer com Gmail no comercio. Desta forma, o mesmo ocorreu com provedores pagos e gratuitos ao redor de todo mundo.

Justamente por esse motivo e para manter o recurso de oferecer mais espaço que a maioria dos provedores, no dia 1º de Abril de 2005, o sistema lançou seu programa “infinito + 1” e começou a aumentar o espaço de seu armazenamento. Inicialmente, a taxa de aumento era de 4 bytes por segundo (aprox. 337 KB/dia) e já chegou a ser de 1500 bytes por segundo (aprox. 124 MB/dia). Hoje em dia, esta taxa gira em torno de 4 bytes por segundo (aprox. 345 KB/dia ~ 124MB por ano) e o serviço oferece mais de 10 GB de espaço de armazenamento ao usuário.

Na atualidade, o código que faz o Gmail funcionar é composto de 443.000 linhas de JavaScript, com 978.000 linhas se os comentários forem incluídos. A maior parte foi escrita a mão.

Em outubro de 2012 o serviço da Google obteve aproximadamente 288 milhões de visitantes únicos, contra 286 milhões do serviço da Microsoft (Hotmail) e, em terceiro lugar, ficou o Yahoo! Mail, que obteve 281,7 milhões de visitantes únicos. Em setembro de 2014, hackers divulgaram a senha e o email de mais 5 milhões de usuários do serviço de webmail.

A começar de Junho de 2015, o site Google disponibilizou o recurso de cancelar um e-mail enviado. A opção ‘desfazer’ ou ‘cancelar envio’ fica disponível até, no máximo, 30 segundos depois do envio da mensagem via email.

Cadastre seu email gratuitamente para receber nossas atualizações:

Delivered by FeedBurner

Se Gostou, Confira Mais Abaixo