Do TecWord, São Paulo 24/06/2017

O Android é um sistema operacional (SO) fundado no núcleo Linux que é aprimorado pelo Google. Com uma interface de usuário que é baseada na manipulação direta, o sistema operativo foi construído para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O Android utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Independentemente de ser principalmente utilizado em dispositivos móvel com tela sensível ao toque, ele também funciona em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.

 

google

Android

 

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado em todo mundo, e, em 2013, possuía a maior porcentagem das vendas mundiais de SO móveis. Aparelhos com o sistema operacional vendem mais que eletrônicos com Windows, iOS e Mac OS X combinados, com vendas em 2012, 2013 e 2014 perto da base de computadores do mundo. Em julho de 2013, a loja virtual de aplicativos, Google Play, dispõe mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis, que já foram baixados mais de 50 bilhões de vezes. Uma pesquisa com programadores entre abril e maio de 2013 revelou que 71% dos programadores para sistemas operacionais móveis, desenvolviam para o Android. Na conferência anual Google I/O de 2014, a companhia revelou que existem mais de 1 bilhão de usuários Android funcionando. Em junho de 2013, este número era de 538 milhões. O maior número de usuários no mundo também reflete no número de ataques de hackers no sistema, com cerca de 5.000 novos malwares sendo criados todos os dias para usuários do sistema operacional.

O código do sistema operacional é disponibilizado pelo Google sob licença de código aberto, apesar de a maior parte dos dispositivos ser lançada com uma combinação de software livre e software privado. No início foi construído pela empresa Android, Inc., a qual o Google fornecia suporte financeiramente. Foi comprada pela Google em 2005 e revelado em 2007 junto com a fundação da Open Handset Alliance, consórcio entre empresas de hardware, software e telecomunicações com o intuito de desenvolver a indústria de dispositivos móveis.

O sistema operacional é muito popular entre empresas de tecnologia que buscam um software pronto, de baixo custo e personalizável para dispositivos de alta tecnologia. O software de código aberto do sistema operacional tem encorajado uma grande comunidade de programadores e entusiastas a colocar uma fundação para o desenvolvimento de projetos feitos pela própria comunidade que adicionam receita para usuários mais avançados, ou trazem o Android para dispositivos que inicialmente não foram lançados com a plataforma. O sucesso do SO fez dele um alvo para disputas de patente na chamada “guerra de smartphones” entre empresas de tecnologia.

Cadastre seu email gratuitamente para receber nossas atualizações:

Delivered by FeedBurner

Se Gostou, Confira Mais Abaixo